quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Genimar - Saravá seu Zé Pilintra - provavelmente década de 70 (repostagem)


01.Saravá seu Zé Pilintra; 02.Zé Pilintra chegou; 03.Galo Preto; 04.Moça da praça; 05.Girando na rua; 06.Treme Terra; 07.Atina atina; 08.Meu Pai Oxalá; 09.Ponto de São Jorge; 10.Pai Xangô; 11.Marinheiro eu sou; 12.Janaína; 13.Rompe Mato; 14.Sultão das Matas.




Este disco é mais um daqueles altamente recomendáveis: se você é do santo, gosta da música do santo ou simplesmente gosta de samba, o que é mais comum, por favor não morra sem ouvir este disco! Este disco, embora não seja tão conhecido, pode ser considerado não só um clássico da música sacra, mas também um clássico do samba nacional; nele, o que encontramos são sambas com a temática umbandista.




Como sabemos, o samba é, na música popular, a derivação mais óbvia e original da música dos terreiros; dizem que o primeiro samba gravado, "Pelo Telefone" foi feito na casa de Tia Ciata, afamada mãe-de-santo do seu tempo. Alias, pelo que nos diz um dos capítulos (se não me engano o sétimo) do livro "Macunaíma, o Herói Sem Nenhum Caráter", de Mário de Andrade, na casa de Tia Ciata o samba começava logo depois da macumba...




E, neste disco, encontramos não só o samba dialogando com suas origens, mas também uma senhora interpretação, pois essa tal Genimar é realmente uma belíssima cantora; sua voz casa muito bem com os instrumentos da banda que a acompanha (pena que no disco não há referência alguma aos músicos que dele participaram, nem a data da gravação; so há a referência aos compositores das faixas) e é bem apropriada e incisiva para calar fundo em nosso coração as coisas do universo dos terreiros. A percussão e as cordas que a acompanham não ficam atrás: o solo de cavaquinho que abre algumas faixas é genial...




Enfim, é um disco realmente inesquecível e indispensável não só para os amantes das coisas do santo, mas também para os amantes de boa música! quem quiser a versão integral desta obra é só falar comigo que eu indico um link onde ela está disponível.




E vamos ao colírio, amigos!




Para ouvir a faixa 02, "Zé Pilintra chegou", clique neste link:
http://www.esnips.com/doc/fcef608b-a0d7-4e19-966b-e5c45948a321/02-Zé-Pilintra-chegou

8 comentários:

  1. Opa boa tarde, me interessa muito esse disco sim estou fazendo uma coleção de discos so de terreiro se puderes postar a link do disco ficarei grato... muito axé a ti...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde!!! Gostaria muito de ter este disco, se você puder me mandar o link.
    Obrigada e muita luz.

    ResponderExcluir
  4. manda o link pra fazer o download ae...

    valew

    ResponderExcluir
  5. o link please pra fazer down obrigado

    ResponderExcluir
  6. Aos curiosos de plantão:

    Eu inicialmente havia hospedado o disco no mediafire, que me sumiu com ele, provavelmente pq os arquivos têm de ser renovados o tempo todo. Quando eu dispor de tempo suficiente, eu vou reuploadear o disco no mediafire, e indicarei aqui mesmo no blog o link para os interessados, ok? É Só ter paciência...

    ResponderExcluir
  7. ZÉ BUSCAPÉ (o encosto)13 de setembro de 2011 às 04:12

    Sou o malândro JOSÉ DIRCEU!!! SALVE O CABOCLO MENSALÃO!!!

    ResponderExcluir
  8. vcs tem que colocar este discografia de GENIMAR no youtub par todos nois da umbanda curtir abraços roberto vieira de tatui sp

    ResponderExcluir