quinta-feira, 5 de julho de 2012

Gira da Umbanda - 1979


01. Exaltação a Exu; 02. Oxossi das Sete Giras; 03. Ponto do Caboclo Araúna; 04. Ponto do Caboclo do Sol e da Lua; 05. Ponto do Caboclo Urubá; 06. Ponto do Caboclo das Três Montanhas; 07. Ponto do Preto-Velho Pai Caetano; 08. Ponto do Vovô Sete Estrelas; 09. Ponto de Xangõ Alafim; 10. Ponto de Xangô Jurema; 11. Ponto de Crispim e Crispiniano; 12. Ponto de Ogum.


Saudações a todos! Já faz bastante tempo que não comento música aqui nesse blog, e vou retornar a fazê-lo com um dos discos mais fodásticos do meu acervo (e um dos meus preferidos), o LP "Gira da Umbanda"... E eu digo  "fodástico" porque de todas as obras de música umbandista que tenho comigo e das que tive a oportunidade de ouvir, não conheco uma que seja tão alegre, tão espontânea, tão bem-arranjada e tão emocionante como este  disco que ora comento...




Esta obra foi uma iniciativa dos médiuns da Tenda Espírita São Sebastião, um templo umbandista da cidade do Rio de Janeiro fundado na década de 50 do século passado (que, segundo a contracapa do LP, possuía centenas de sócios, um orador oficial e até uma biblioteca; não pude saber se este templo ainda existe e/ou está em funcionamento. Se alguém que passar por aqui souber de algo, por favor nos fale!), e contém pontos de louvação dedicados as mais diversas entidade, algumas das quais atuavam no citado templo..


(Vale a pena lembrar: os cânticos sagrados da umbanda, chamados de "pontos", são denominados como "de raiz" ou "de louvação"; os pontos de raiz são ditados pelas entidades espirituais e estão ligados aos aspectos mágicos do culto, tendo o poder de criar realidades, movimentar energias, invocar entidades e/ou fazer com que elas retornem ao mundo espiritual, bem como marcar todos os atos de culto umbandista, que em todas as suas partes começam e terminam com cânticos apropriados; os pontos de louvação podem ser recebidos ou não em inspiração mediúnica, e como o seu nome diz, tem o intuito de louvar as entidades sagradas aos quais se dirigem, sem o poder de entrar na parte mágica do culto. Há quem afirme que os pontos de raiz e de louvação com inspiração mediúnica estão se tornando mais raros, tendo sído substituídos por músicas de inspiração profana - mais notadamente sambas - geralmente lançados para concorrer em festivais públicos de música umbandista; há quem afirme a negatividade deste proceder, uma vez que os fundamentos mágicos da religião, presentes em sua música, estariam correndo o risco de se perderem por completo em poucas gerações)


Pois bem, a obra em questão, a bem dizer, não é uma obra só de música umbandista, é um LP com pontos de louvação (provavelmente exclusivos do templo que os gravou; não sabemos se são louvações de inspiração mediúnica ou profana. Embora todas as faixas tenham autoria indicada, pode ser que isso seja apenas um artifício para o recebimento de direitos de execução da obra, uma vez que possivelmente este disco foi lançado para ajudar o templo a se manter financeiramente, prática bastante comum em outros tempos e que rendeu peças geniais da música sacra brasileira!), retraduzidos como sambas e choros com excelente acompanhamento instrumental: um violão, um cavaquinho e um bandolim tocados por músicos competentes (podem até ser que tivessem sido filhos da casa, ou apenas frequentadores dela), bem como a percussão de todas as faixas (o mesmo que foi dito do pessoal das cordas): nas faixas 05 e 09 podemos ouvir distintamente tamborins tocando, e a faixa 08 é uma belíssimo e comovente choro, com o bandolim castigando o tempo inteiro, em eloquente diálogo com o violão...


Enfim, é um disco que sinceramente os umbandistas (e também todos aqueles que gostam de um bom samba e de um bom chorinho) devem escutar pelo menos uma vez na vida, pois a obra que ora comentamos é um singelo retrato de como a religião umbandista é rica musicalmente e culturalmente e de como é bom pertencer a esta religião e comungar, ainda que seja de um pedacinho só, dessa riqueza... E um aviso para os adeptos do "copyleft" de plantão: sim, eu tenho esse disco comigo, mas ainda não o digitalizei... Portanto, não me atormentem atrás desta obra, e a cópia que tenho dela NÃO está a venda! Quando for possível, e isto exige uma fração considerável de tempo e sobretudo de dinheiro que no momento não disponho, eu digitalizarei meus LPs, converterei essa versão digital para MP3 e jogo na web pra que esteja disponível nesse lugar: http://www.discosdeumbanda.blogspot.com/; ali já tem alguma coisa que eu pude disponibilizar de minha modesta coleção particular... É só guentar a mão, ouvintes ansiosos!


Para ouvir a faixa 04, "Ponto do Caboclo Araúna", assista esse vídeo aqui (que tive a sorte de achar por acaso no YouTube):

Nenhum comentário:

Postar um comentário