terça-feira, 30 de julho de 2013

Botequim do Camisa - 1991


01. Hino do Botequim do Camisa; 02. Triste andança; 03. Minha sina; 04. Só quero você; 05. Obatalá; 06. Valeu; 07. Pé no chão; 08. Algo de valor; 09. Dona saudade; 10. Santa Luzia; 11. Foi a noite; 12. Hino do Camisa Verde e Branco.


Saudações a todos! Agora que a inspiração volta a nos favorecer novamente, vamos a mais uma resenha musical. Já falei aqui de como é relativamente fácil resenhar um disco, mas este daqui é especial, pois se  trata de um disco  bastante emblemático para o pagode paulista (mais conhecido como pagode mela-cueca), de que aliás eu tenho o prazer de possuir uma cópia em LP:  o disco com os grupos que se apresentavam no "Botequim do Camisa"!


Só para explicar, o "Botequim do Camisa" era uma balada de pagode promovida entre os anos 80 e 90 pela Camisa Verde e Branco, tradicional escola de samba de São Paulo (que é uma das maiores vencedoras do carnaval paulistano, mas já há alguns anos está caidinha lá no Grupo de Acesso), onde vários grupos se apresentavam pra animar a rapaziada; se não estou enganado, esse evento ainda hoje é realizado na quadra da escola. E entre os grupos de pagode que na época se apresentavam por lá estavam três que em nossa infância cansamos de ouvir no rádio: Negritude Júnior (cujo nome, vale lembrar, é inspirado no nome de legendário time da várzea paulistana, o Negritude F.C. da Cohab de Arthur Alvim), Sensação e Juventude do Pagode. E neste disco estão as primeiras gravações destes grupos...


Pois bem, apesar de muita gente torcer o nariz ainda hoje para essa modalidade do pagode, eu vejo que este foi um disco importante, não só porque lançou estes grupos que citei, mas porque esta obra de certa forma, se remete à nossa infância: me lembro nitidamente de algumas das músicas deste disco serem tocadas à exaustão nas FMs de São Paulo e região (era assim que aprendíamos as músicas no tempo em que não havia internet, ou quando o dinheiro para comprar LPs, fitas cassete ou CDs não chegava, meus caros!), e quem foi criado nas imediações desta metrópole nos anos 90 com certeza se lembra de uma música destes grupos que citei e de vários outros mais... Enfim, é algo que faz parte da história de nossa vida, e, por que não dizê-lo, da história musical de São Paulo...


A mesma gravadora (TNT Records) pela qual este disco  foi lançado ainda tentou emplacar obras semelhantes, como por exemplo os discos dos festivais de pagode da Caprichosos do Piqueri (bloco carnavalesco de São Paulo) e das Cohabs da Zona Leste de São Paulo, mas os discos (que também tenho aqui em casa) ficaram ruins demais, sobretudo na parte dos arranjos musicais; cada um tem no máximo três músicas boas. Pois bem ,acho que não há mais nada a dizer sobre esta obra, que à parte de conter composições de alguns nomes aclamados do samba paulistano (como Jorge Costa, Carica e Paquera) está disponível na web para todos ouvirem... Até o próximo post, que eu estou doido pra dar uma pitada!


Para ouvir a faixa 09, "Dona Saudade", na interpretação do já ido grupo Juventude do Pagode, clica nesse vídeo aí embaixo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário