segunda-feira, 8 de julho de 2013

Chitãozinho e Xororó - A Força Jovem da Música Sertaneja (vol. II) - 1977


01. Querida; 02. Para sempre comigo; 03. O homem do campo; 04. Amor da minha vida; 05. Caminhando pela vida; 06. O comício terminou; 07. A flor da noite; 08. O pobre e a rosa; 09. Aquelas águas serenas; 10. Adeus amor; 11. O tempo trouxe a saudade; 12. Sozinho na estrada.


Saudações a todos! Depois de um longo período de tempo sem escrever aqui para o blog, onde estive entulhado de trabalho e onde sofri um acidente que me deixou incapacitado por algum tempo, vamos mais uma vez com uma breve resenha, pra ver se eu acalmo um pouco da obsessão musical que me aflige neste momento (caso vocês não saibam, por vezes algumas músicas e alguns artistas se fixam de tal forma em meu cérebro que em não consigo parar de pensar neles, e isso por vezes dura vários dias).


E justamente agora, quando volto a escrever esta resenha vários dias depois de tê-la iniciado, a obsessão em questão se concentra na obra de Chitãozinho e Xororó, que teve uma peculiaridade: dos cerca de quarenta álbuns que eles lançaram ao longo de 43 anos de carreira (eles cantam profissionalmente desde o começo da adolescência e já estão beirando os 60 anos de vida) os cinco primeiros não fizeram sucesso algum, e juntos não chegaram a 50 mil cópias vendidas (Ou seja, praticamente foi só para a divulgação em rádios e para um ou outro aficionado da música sertaneja). Se eu não estou enganado, neste período eles não viveram exclusivamente da música, trabalhando como feirantes na capital paulista.Se bem que o estilo deles só se firmou a partir do quarto álbum, quando finalmente a voz deles alcançou o timbre da idade adulta...


No álbum seguinte a este que eu resenho, finalmente tiveram o primeiro sucesso da carreira, com a música "60 Dias Apaixonado", e já chegaram as 100 mil cópias. Dobraram a conta no álbum seguinte, com o single "Amante Amada", e chegaram ao primeiro milhão de cópias em seu oitavo álbum (marca que bateram outras 10 vezes), "Somos Apaixonados", com os singles "Fio de Cabelo" e "Obras do Poeta". Isto é, camelaram bastante (12 anos de carreira, mais precisamente) para chegar ao estrelato, e abriram caminho para um novo refluxo da música sertaneja, que voltava as paradas de sucesso (melhor dizendo, voltava a ser um filão da indústria fonográfica), muito embora este retorno tenha implicado um pouco de abandono do estilo conhecido como "de raiz" para uma abordagem mais popular...


E nós percebemos que a dupla foi chegando ao sucesso conforme foi se aproximando deste novo estilo... Dito isto, o que chama a atenção é que este disco marca a consolidação do estilo de cantar dos dois, quando a voz do Xororó, primeira voz da dupla, fica madura (na época ele estava com 20 anos), demonstrando que ele já teve um alcance vocal incrível, que acabou perdendo com o passar dos anos... Eu fico até pensando se eles chegaram a renegar esta "obra imatura", como vários outros artistas fizeram (aparentemente não, porque todos os seus discos desta época foram reeditados em cd), pois não vemos eles se reportando a ela... Mas o que importa é que estamos diante de um bom disco, que aliás é um dos melhores do gênero que eu já pude ouvir....


Para ouvir a faixa 10, "Adeus amor", basta clicar no vídeo aí embaixo:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário