domingo, 16 de agosto de 2009

Bezerra da Silva - Bezerra da Silva e um punhado de bambas - 1982



01. Aqueles morros; 02. Apertar o cinto; 03. Na aba; 04. Deixa uma paia pro véio queimá; 05. Amigo do sereno; 06. Cipó Caboclo; 07. O federal; 08. Vizinha faladeira; 09. Punhado de bambas. 10. Chico não deu sorte; 11. Vovó D'Angola.



Salve pra todos! Neste blog, eu não poderia deixar de falar do grande e já finado mestre Bezerra da Silva, um dos meus sambistas favoritos! E aqui estou comentando, o que, em minha modesta opinião, é um dos melhores, se nao for o melhor, dos discos que o Bezerra lançou. Pelo menos esse disco tem a música mais bonita dele (ainda na minha modesta opinião; olha a imparcialidade indo pro saco!), "Amigo do sereno".


Sempre me emociono com essa música: "Não vai dar certo, Leonor/Você quer morar comigo/Mas não sabe quem eu sou/É que sou boêmio e vivo pelas madrugadas/De pileques, cervejadas/Violões e trovador/Ainda tem dias que nem apareço em casa/Eu não tenho hora marcada/Nem momento pra chegar/Sou partideiro/vivo na remandiola/Sou amigo do sereno/E pra chegar não tenho hora/Gosto de andar bem alinhado/Minha roupa bem lavada/Engomada e bem passada/Eu não gosto da comida requentada/Quero encontrar a casa limpa/E toda a louça lavada/Eu não gosto de mulher esculachada"


É bem machista, não? Mas ainda assim, é muito bonito, apesar de não ter nada a ver com minha pessoa... Pois bem, como muitos de vocês já devem saber, o Bezerra da Silva baseou seu sucesso nas composições que retratavam a vida da gente das favelas, e que falavam de todo o universo destes ambientes: da malandragem, do homem trabalhador que ganha pouco, das drogas, das macumbas, dos políticos corruptos, das então nascentes seitas neopentecostais que enganavam o povo humilde... E, que apesar de todo este clima, fizeram o nome deste artista no universo musical...


Se formos analisar bem, Bezerra da Silva foi mestre no que fez como sambista, isso tudo sem ser exatamente um cantor afinado ou um músico de grande habilidade (em que pese a sua famosa "versatilidade"; em seus discos, além de cantar, normalmente ele tocava três ou mais instrumentos, mas não era exatamente genial).


Ele fazia sucesso porque ele era o porta-voz da "banda podre", da "arraia-miúda" da sociedade brasileira, conseguindo ao mesmo tempo unir em um só lugar a crítica ácida e o humor sarcástico, dando voz a todo tipo de gente: os bandidos, os favelados, os compositores do morro...E todos, ao ouvirem a sua realidade sem muitos eufemismos na voz de um artista popular, se rendiam à maestria e ao talento daquele que dava voz às suas realidades. Até mesmo aqueles que eram o alvo das críticas se livravam de seus recalques e saíam cantando: "Vou apertar/mas não vou acender agora"...


Mas e o disco desta postagem??? Veja só a capa e a animação do velho Bezerra junto com outos bambas: não dá vontade de você estar ali no meio daquele samba? Realmente, o que está expresso nacapa, também está no disco, e depois de tudo isso, eu falo: pra você saber melhor, só escutando, meu chapa... Portanto, se você gosta de samba, não deixe de conhecer não só esse disco, mas também o resto da obra deste imortal mestre...


Eu já falei em outra ocasião que eu procedo como o traficante de cocaína: só te dou uma pequena dose, pra você ficar amarrado na coisa. E hoje não vai ser diferente. Se você se interessou por este disco, veja minha lista de blogs, e vá no "Prato e Faca" que voc~e encontrará esta obra...


E agora, deixem-me com meu colírio alucinógeno, que amanhã tenho que voltar à dura lida do trabalho e da faculdade!


Para ouvir a faixa 05, "Amigo do sereno", clique aqui:




Nenhum comentário:

Postar um comentário