domingo, 30 de agosto de 2009

Roberto Silva - Descendo o Morro (nº4) - 1961




01. Mãe solteira; 02. Crioulo sambista; 03. Notícia; 04. Não faço esse papel; 05. O jornal da morte; 06. Preguiça; 07. O mérito do perdão; 08. Perdi você; 09. Sombra do passado; 10. Adeus, amor!; 11. Nossa vida; 12. Degraus da vida.




Saudações a todos! Depois de ter passado a semana inteira me lascando no trabalho e na faculdade, eu volto a postar mais uma pérola musical de um grande intérprete de sambas: Roberto Silva.




Apesar de a carreira dele ter começado na década de 40, ele ainda está vivo e atuante com 80 e poucos anos de idade. Foi e ainda é um senhor interprete de sambas, principalmente os dos antigos compositores dos morros cariocas ( Nelson Cavaquinho, por exemplo; não é à toa o título do disco da postagem) E, entre os vinte discos (não contando os 78 rpm) que lançou e/ou participou ao longo de sua carreira, está uma famosa tetralogia lançada entre 1958 e 1961, "Descendo o Morro", da qual eu comento o último disco. Por quê? Oras, porque dos quatro discos desta série, o último é disparado o mais bem acabado e o mais... ora, como direi?... bonito da tetralogia.



Ouvindo este disco, se percebe que não é a toa que Roberto Silva ganhou o apelido de "Príncipe do Samba", talvez só porque se fosse chamado de rei, muita gente invejosa começaria a chiar...Ou talvez porque Roberto Silva quase não lançava coisas inéditas, só versões (pelo menos em sua obra solo). Enfim, este disco, assim como os três que o antecederam nesta tetralogia, não devem faltar no acervo de qualquer pessoa que goste de samba, ainda mais de samba antigo...



Em tempo, um pouco de luto: o blog "Um Que Tenha", onde obtive não só este disco, mas todo o resto da tetralogia "Descendo o Morro" e também considerável parte de meu acervo musical, foi retirado do ar pelo Google na semana passada, sob a alegação de estar violando as leis americanas de proteção aos direitos autorais (os blogs do Google, assim como este, estão hospedados nos Estados Unidos - e só notar o endereço final, ".com"; isto, claro, porque existem inúmeras restrições ao uso do endereço ".com.br", o que torna bem mais fácil hospedar um blog em outro lugar). O que é um duro golpe para todos aqueles que gostam de boa música e que querem ter acesso aos bens de patrimonio da humanidade... Por isto, esta postagem é dedicada ao sujeito que se identificou como "Fulano Sicrano" enquanto mantinha o citado blog de pé.



Na próxima postagem, vou tentar falar em defesa do "copyleft"... Mas vamos ao colírio alucinógeno, que amanhã o ciclo de lutas e sofrimentos se reinicia!



Para ouvir a faixa 11, "Nossa vida", clique no seguinte link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário