quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Germano Mathias - Em continência ao samba - 1958

01. Guarde a sandália dela; 02. Tem que ter mulata; 03. Lata de graxa; 04. Braço a torcer;05. Chavecada na Pavuna; 06. Derrocada no Salgueiro; 07. Audiência ao prefeito; 08. Figurão; 09. Maria Antonieta; 10. Feitiço fracassado; 11. Pedra dura; 12. O mandamento do amor.


Como eu havia prometido, aqui está mais um post do Germano. Este disco é o segundo da carreira dele; depois de ele ter vencido um concurso de calouros numa rádio, ele gravou um primeiro disco com oito músicas, e no ano de 1958, ele gravou este disco que eu estou postando.


Ele contém a primeira versão do maior sucesso da carreira de Germano Mathias: o samba "Guarde a sandália dela", que aliás é de composição dele próprio ( a maioria das coisas que o Germano gravou foram de outros compositores) com um tal de Sereno (que não pude descobrir quem é); é impossível não se emocionar com esta letra: "Guarde a sandália dela/Que o samba sem ela/não pode ficar/ Diga também pra ela/ Que a escola sem ela/ não vai desfilar/Diga que foi por ela/ por causa dela/que eu parei de sambar/ Diga que toda a favela/chorando por ela/ se pôs a rezar"


Bem, saindo um pouco da nostalgia, este disco está realmente à altura de Germano Mathias; é um disco extremamente animado e dançante, e é de se espantar que quase não se encontrem referências à ele. Também chama atenção a terceira faixa, "Lata de graxa", que fez parte da trilha sonora de um dos dois filmes que Germano Mathias tomou parte (nos filmes mais antigos, era comum que no meio do enredo, alguns artistas fizessem números musicais). Só não me lembro que filme foi ("O Preço da Vitória" ou "Quem Roubou meu Samba?").


E, em 1997, a RGE, que lançou este LP, o reeditou em CD (sob o título "Germano Mathias - 20 Preferidas") juntamente com o terceiro disco de Germano, "Hoje tem batucada", em um único volume, omitindo duas músicas de cada disco. Por esta razão, eu não possuo as duas últimas faixas deste disco que estou postando, porque foram justamente as que foram omitidas na edição do CD. Em suma, este é um disco indispensável e inesquecível para aqueles que gostam não só da obra do Germano, mas também de um bom samba...


E vamos ao colírio!





Para ouvir a faixa 08, "Figurão", clique no link seguinte:

http://www.esnips.com/doc/77276803-3a26-4339-ad15-4051f32bac31/05-Figurão

















Nenhum comentário:

Postar um comentário