sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Germano Mathias - 1974


01. Na casa da Tia Ciata; 02. Luto no morro; 03. Testamento de sambista/Criançada bamba; 04. Zé da Pinga; 05. Conselho de coroa; 06. Como é que pode; 07. Quisera que soubesses; 08. Deu a louca na nega; 09. Não é da Bahia; 10. Cachorro da vizinha; 11. Meu viver; 12. Eu e a saudade pela rua.


Ora, caras-pálidas, vocês não sabem quem foi Germano Mathias(ou melhor, quem é, pois ele ainda está vivo)? Eu lhes direi que é simplesmente um intérprete de sambas único, tendo como marca registrada a sua latinha de graxa onde ele faz suas batucadas, imprimindo às suas interpretações um estilo que, pelo menos até onde eu saiba, não é e não foi imitado por nenhum outro sambista.
Vejo até que esta postagem vem muito bem a calhar neste blog que pretende tratar também de assuntos acadêmicos, pois Germano Mathias, nas décadas de 60, recebeu o apelido de "O Catedrático do Samba", que lhe foi dado por um radialista quando Germano recebeu de uma escola de samba um diploma honorífico de bacharel em samba. E realmente, Germano Mathias fazia e ainda faz samba como um ilustre acadêmico pontificando em sua cátedra, ensinando e mostrando a todos nós um jeito de interpretar e fazer sambas que talvez nem imaginássemos que existisse.
Quanto ao disco em si, é uma obra para se ouvir no escuro, meus senhores! Eu poderia colocá-la no rol dos discos que, se você gosta de samba ou de MPB, você não deve morrer sem ouvir. Uma das coisas que chama bastante a atenção neste disco é o diálogo(não tão explícito) que Germano faz com a já declinante (pelo menos na época) bossa nova (coisa que, além de surpreender por ser rara no mundo do "samba de raiz", é uma marca em boa parte da obra de Germano Mathias), tudo isto sem perder aquele ar e aquela desenvoltura de um legítimo bamba.
Em outra ocasião, eu posto mais coisas do Germano e faço posts mais detalhados. Só vou botar uma música porque gosto de agir como o traficante: só te ofereço uma dose, pra você ficar ligadão, e se vc quiser mais, vai ter que me procurar.

Agora, é só no colírio alucinógeno. Fui!



Para ouvir a faixa 12, "Eu e a saudade pela rua", clique neste link:

http://www.esnips.com/doc/da9c1b3a-fabf-472c-99ae-436ec393756a/12-Eu-e-a-saudade-pela-rua




Nenhum comentário:

Postar um comentário